Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 03/10/2011 - 12h00
Postado em Notícias

03/10/2011 12h00 - Postado em Notícias

Brasileiro dirige a Organização Internacional do Café (OIC)

Robério Silva é o novo diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC) com mandato de cinco anos (2011 a 2016). A eleição ocorreu na 107ª sessão do Conselho Internacional do Café, em 29 de setembro de 2011, em Londres (Inglaterra). Os outros dois países que buscavam representação na direção da OIC eram o México e […]

Robério Silva é o novo diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC) com mandato de cinco anos (2011 a 2016). A eleição ocorreu na 107ª sessão do Conselho Internacional do Café, em 29 de setembro de 2011, em Londres (Inglaterra). Os outros dois países que buscavam representação na direção da OIC eram o México e a Índia. Na quarta-feira (28), o representante indiano, Krishna Rau, abandonou a disputa e apoiou oficialmente o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura.

O novo diretor-executivo da OIC foi confirmado ontem depois que o mexicano Rodolfo Taubert retirou a sua candidatura. "Após três dias de negociações, o presidente do Conselho da OIC consultou as delegações e constatou o apoio ao Brasil de 80% dos países produtores de café", afirma o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone. Caso a eleição fosse para votação, o candidato precisaria de 70% dos votos dos países produtores e 70% dos consumidores. Após a retirada da candidatura mexicana, os países importadores não precisaram demonstrar seus votos. "Os dois países tinham apoios importantes. O México teve uma postura extremamente ética e retirou sua candidatura buscando o fortalecimento da organização", acredita Bertone.

imprensa@faep.com.br