Sistema FAEP/SENAR-PR

Brasil exporta recorde histórico de soja em um só mês

A marca é de 10,1 milhões de toneladas em abril, superando o recorde de 9,8 milhões registrado em junho do ano passado

O Brasil embarcou mais de 10 milhões de toneladas de soja em um único mês pela primeira vez em sua história, mostraram nesta segunda-feira dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) referentes a abril. Os embarques de soja totalizaram 10,1 milhões de toneladas no mês passado, ante 8,4 milhões em março e 6,55 milhões em abril de 2015. A marca atual supera o recorde histórico de 9,8 milhões registrado em junho do ano passado.

O volume, entre outros motivos, é resultado de grandes volumes negociados ao longo dos últimos meses, quando a cotação do dólar chegou a bater na marca de R$ 4, tornando a soja brasileira bastante competitiva no exterior. “Teve muita venda antecipada”, destacou o analista Luciano Marques, da corretora Gama, na cidade portuária de Santos (SP).

A soja é o principal produto de exportação do Brasil, o maior exportador global da oleaginosa, com vendas externas de janeiro a abril de 7,3 bilhões de dólares, crescimento de mais de 40% ante o mesmo período do ano passado, quando os embarques começaram mais lentamente.

“Todos sabem que setor do agronegócio no Brasil tem grande competitividade. Quero destacar aqui a importantíssima contribuição que o agronegócio dá ao Brasil na balança comercial e o extraordinário potencial que temos ainda para ampliar essa participação”, comentou o ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior, Armando Monteiro.

O resultado também comprova as novas capacidades operacionais máximas dos portos do Brasil, onde novos terminais e obras de expansão têm entrado em operação nos últimos anos.

Nos quatro primeiros meses do ano, o Brasil embarcou 38 milhões de toneladas de soja, milho e farelo de soja –produtos que compartilham as mesmas estruturas portuárias. O volume é 70% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Em março e abril, o país embarcou repetidamente 11,9 milhões de toneladas destes produtos, um volume que ainda não havia sido registrado.

 

Fonte: Reuters

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio