Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 19/10/2010 - 12h00
Postado em Notícias

19/10/2010 12h00 - Postado em Notícias

Brasil e Argentina reforçam aproximação na área agrícola

Pela terceira vez este ano, os ministros da Agricultura do Brasil, Wagner Rossi, e da Argentina, Julián Dominguez, se encontram para discutir ações comuns nas áreas de comércio e cooperação técnica. A 3ª Reunião do Diálogo Bilateral entre os dois países será realizada nesta quarta-feira, 20 de outubro, em Buenos Aires (Argentina), e dá continuidade […]

Pela terceira vez este ano, os ministros da Agricultura do Brasil, Wagner Rossi, e da Argentina, Julián Dominguez, se encontram para discutir ações comuns nas áreas de comércio e cooperação técnica. A 3ª Reunião do Diálogo Bilateral entre os dois países será realizada nesta quarta-feira, 20 de outubro, em Buenos Aires (Argentina), e dá continuidade ao cronograma de encontros trimestrais estabelecidos pelos ministros. “Juntos, Brasil e Argentina são gigantes no mercado mundial de alimentos. Temos todas as condições de aprofundar uma parceria estratégica para reforçar o peso dos nossos países no setor”, avalia Wagner Rossi.

O ministro da Agricultura estará acompanhado de delegação de secretários e técnicos do ministério, que participarão, com seus homólogos argentinos, de grupos de trabalho. Eles debaterão gestão estratégica, apoio à agricultura familiar, questões sanitárias e fitossanitárias, negociações comerciais e cooperação técnica. Em cada área, será estabelecida uma agenda de atividades para 2011.

O ponto de partida para a integração entre as duas nações vizinhas no setor agropecuário foi a visita de Wagner Rossi a Buenos Aires, em maio deste ano. Na ocasião, foram acertadas reuniões entre as equipes ministeriais dos dois países a cada três meses. O último encontro ocorreu em julho, com a vinda do ministro Julián Dominguez ao Brasil. Avanços na cooperação em pesquisa já puderam ser vistos naquela reunião, quando a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (Inta) assinaram memorando de entendimento.

Em setembro, ao representar o ministro no lançamento do Plano Estratégico Agroalimentar e Agroindustrial da Argentina, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, assinou outro memorando, com foco em cooperação estratégica. Com validade de cinco anos, o documento prevê atividades de promoção de produtos para exportação e troca de experiências em tecnologia agrícola, além de posições conjuntas em fóruns regionais e internacionais.

A Argentina é o país que mais exporta produtos agropecuários para o Brasil. Entre janeiro e setembro deste ano, foram importados US$ 2,36 bilhões do agronegócio argentino, com destaque para trigo, farinha de trigo e malte. Em contrapartida, os embarques de produtos nacionais para o país vizinho totalizaram, no mesmo período, US$ 935 milhões. Os produtos mais vendidos foram papel, produtos derivados de cacau e carne suína.

Fonte: MAPA

imprensa@faep.com.br