Sistema FAEP/SENAR-PR

Assembleia elege nova diretoria e apresenta balanço da gestão 2015/17 da FAEP

Presidentes e líderes rurais de todo o Paraná se reuniram em peso em Curitiba para definir os rumos da defesa dos interesses dos produtores do Estado

Ágide Meneguette foi eleito  para mais um mandato (2018/21) à frente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), nesta segunda-feira (29), na sede da entidade, em Curitiba. Ao agradecer a confiança dos 112 votos recebidos de um total de 116 votantes, em nome da diretoria eleita (nomes abaixo), Meneguette prometeu manter o mesmo entusiasmo da primeira gestão. “Continuaremos trabalhando em prol do produtor rural. Os votos que recebemos representam a confiança depositada em nós e a união do sistema que sempre responde quando convocado. A credibilidade e força política que temos é resultado do trabalho desenvolvido em nossa base pelos líderes sindicais.”

Em paralelo a eleição, presidentes e lideranças de sindicatos rurais de todo o Estado participaram da Assembleia Regimental, que serve, entre outros aspectos, para uma prestação de contas detalhada aos filiados à Federação. Os avanços e conquistas dos últimos três anos da diretoria da gestão 2015/17 estiveram em pauta.

O presidente da FAEP enfatizou, na abertura da Assembleia, o papel do produtor rural no momento mais delicado vivido pelo país na história com a crise econômica. Nesse contexto, não à toa, o Paraná, mesmo com apenas 2,3% de território em relação ao país, lidera e/ou participa significativamente de várias cadeias produtivas do agronegócio. “Se o produtor rural do Paraná tem a qualidades que eu alardeio e que a experiência demonstra, grande parte deles passou pelos cursos do SENAR-PR, mobilizados pelos sindicatos rurais. Mais de um milhão de trabalhadores e produtores rurais foram capacitados pelo SENAR-PR desde a sua criação, em 1993”, apontou.

Entre os trabalhos de destaque nos últimos três anos o presidente da FAEP recordou das manifestações decisivas para que o agronegócio pudesse se manter firme rumo ao desenvolvimento. “Lembro das grandes mobilizações que fizemos, levando um exército de produtores para pressionar o Congresso Nacional, no ‘tratoraço’, a aprovar o novo Código Florestal, ou para votar o impeachment da presidente Dilma Rousseff”, enfatizou.

O presidente comentou que todo esse poder de mobilização também foi utilizado com força total para prestar serviços de qualidade aos produtores rurais em temas fundamentais. Entre eles as questões ambientais, incluindo o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA), além de todo o trabalho em torno da questão da Escarpa Devoniana. Também foram enfatizados os programas relacionados à proteção do solo e da água, da modernização da pecuária, a perseguição por um controle sanitário ainda maior e o reconhecimento desse esforço por órgãos internacionais.

Apresentação do superintendente

Durante a assembleia, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, apresentou aos participantes o novo superintendente do SENAR-PR, Geraldo Melo Filho, que assumiu a posição no lugar de Humberto Mallucelli Neto, no início de janeiro. Melo fez uma breve apresentação do seu currículo e lembrou que apesar de uma trajetória profissional com diversas experiências na área de gestão, suas origens são de produtor rural na área de pecuária. “Antes de ser economista, sou fazendeiro”, lembrou.

Melo contou aos participantes que seu objetivo é integrar as casas do Sistema FAEP/SENAR-PR e otimizar o papel da entidade. Entre os aspectos a serem exercitados em sua gestão ele enfatizou o fato de que vai cobrar comprometimento e foco na missão para se tornar referência dentro dos serviços prestados. Serviços estes que vão exigir uma sinergia ainda maior entre FAEP e sindicatos rurais, locais onde é possível saber com propriedade e profundidade as demandas do setor produtivo. “Nossa prioridade é entregar qualidade e resultado”, pontuou.

Confira as fotos da assembleia aqui.

 

DIRETORIA, SUPLENTES, CONSELHO  E DELEGADOS REPRESENTANTES
TRIÊNIO 2018-2021

Diretoria

Presidente:
Ágide Meneguette
Vice-Presidente:
Guerino Guandalini​
Vice-Presidente:
Nelson Teodoro de Oliveira
Vice-Presidente:
Francisco Carlos do Nascimento
Vice-Presidente:
Oradi Francisco Caldato
Vice-Presidente:
Ivo Pierin Júnior
Vice-Presidente:
Valdemar da Silva Melato

Diretor Secretário:
Livaldo Gemin
2º Diretor Secretário:
Mar Sakashita

Diretor Financeiro:
João Luiz Rodrigues Biscaia
2º Diretor Financeiro:
Paulo José Buso Júnior

Suplentes de Diretoria

Nelson Natalino Paludo
Domingos Vela
Gustavo Ribas Netto
Anton Gora
Narciso Pissinatti
Ivonir Lodi
Celso Stedile
Mesaque Kecot Veres
Ricardo de Aguiar Wolter
Lourival Roberto da Silva Goes
José Mendonça

Conselho Fiscal

Efetivos
Suplentes
Sebastião Olimpio Santaroza
Braz Reberte Pedrini
Ana Thereza da Costa Ribeiro
José Getulio Assoni Rocco
Ciro Tadeu Alcantara
Luiz Andre Boraneli

Delegados Representantes

Ágide Meneguette
João Luiz Rodrigues Biscaia
Julio Cesar Meneguetti
Mario Aluizio Zafanelli

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio