Sistema FAEP/SENAR-PR

Artigo: O Brasil se descobriu

Leia o artigo completo do presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, sobre o peso do agro no presente e no futuro do país

O Brasil tem o 5º maior território e a 5ª maior população do planeta. Ainda assim, o país precisou se afundar na mais grave crise econômica e moral de sua história para descobrir o óbvio: somos uma potência do agronegócio internacional. Há décadas, recordes constantes em produção, produtividade e exportações agropecuárias fazem parte da nossa rotina de produtores rurais. Levantamentos desvendam a cada dia a nossa grandeza, que até pouco tempo era desconhecida para boa parte da população.

Hoje, a imprensa e os brasileiros passaram a se interessar pelo setor, que se manteve sólido mesmo nos momentos mais críticos. Graças a essa força, fazemos hoje parte de um marco histórico. Todos os dias surgem novos veículos de imprensa especializados e analistas setoriais que nos dão visibilidade. Acompanhamos matérias sobre tecnologia, geração de empregos, pesquisa, exportação e assuntos que até então, aos olhos de muitos, pareciam nada ter a ver com o homem do campo.

Está clara a noção de que para que se tenha comida a um preço acessível, temos uma série de engrenagens que precisam funcionar em harmonia. Também é evidente que o setor dependerá cada vez mais do uso de tecnologia e de liderança, tanto na iniciativa privada quanto por parte do poder público. Sim, nós dependemos diretamente de decisões políticas para seguirmos viáveis e competitivos.

Alguns exemplos estão em instrumentos jurídicos recentes, como: Lei da Integração, Lei da Terceirização, Reforma da Legislação Trabalhista e Ações Diretas de Inconstitucionalidade, ajuizadas no Supremo Tribunal Federal (STF), que questionam dispositivos do novo Código Florestal brasileiro (Lei nº 12.651/12). Todas são normas que afetam diretamente o cotidiano do produtor rural, que sozinho não tem a força política para questionar, debater ou argumentar.

Leia o artigo completo do presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio