Sistema FAEP/SENAR-PR

América do Sul terá 1º Fórum Mundial de Agricultura

O Brasil sediará o 1º Fórum de Agricultura da América do Sul – CAS 2013 (agrooutlook.com), evento que visa posicionar a região produtora no cenário global, confirmando o novo ciclo de expansão do agronegócio. Ele acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro no Hotel Bourbon Cataratas Convention & SPA Resort, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A motivação do evento se deve, principalmente, ao fato da América do Sul – em especial dos países que integram o CAS (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) – ainda não ter conquistado seu espaço global como protagonista na definição das políticas agrícolas e comerciais que regem o agronegócio internacional, apesar de o bloco ser uma das maiores potências em produção e oferta de alimentos e energia.

Com a discussão de temas transversais e debates sobre diversas cadeias produtivas, o fórum tem como objetivo apontar as tendências do agronegócio mundial, agora balizadas pela participação, crescimento e potencial sul-americano. A intenção é posicionar a região não apenas como fornecedora de commodities agrícolas e outros produtos da agricultura e pecuária, mas como criadora de valor, estratégia e condição ao abastecimento global.

PLAYER GLOBAL

Na safra 2012/13, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai foram responsáveis por exportar mais de 102 milhões de toneladas de grãos, aumento de 85% em dez anos. O bloco também apresentou uma impressionante marca no setor de produção de grãos (soja, milho e trigo), com quase 272 milhões de toneladas na última safra. Comparado ao que foi produzido na temporada 2002/03, um salto de 121%. Números que credenciam os países da região e seus produtores como players globais de produção e direcionamento das políticas agrícolas e comerciais no mercado internacional.

Promovido pelo Conselho Agropecuário do Sul (CAS) e Agronegócio Gazeta do Povo, o fórum vai abordar questões como mercado, infraestrutura, tecnologia e sustentabilidade. Na abertura do evento, os ministros da Agricultura dos seis países que integram o CAS participam de uma mesa de discussão sobre o futuro do agronegócio no mundo e a participação do bloco nesse cenário.

Ainda na manhã de abertura, o diretor do Departamento de Agricultura e Comércio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Ken Ash, vai falar sobre a “Agricultura no contexto da economia mundial”.
Nos dois dias de programação constam quatro conferências, comuns a todos os participantes, e outros 11 painéis, sendo alguns deles desenvolvidos em horários simultâneos.
clique aqui para mais informações e inscrições: www.agrooutlook.com

Diário do Noroeste

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio