Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 23/02/2012 - 12h00
Postado em Notícias

23/02/2012 12h00 - Postado em Notícias

Agronegócio discute qualificação das políticas agrícolas

A dificuldade de acesso dos produtores ao crédito rural e aos programas públicos voltados à agropecuária pautam hoje uma reunião entre representantes do setor na sede da Federação da Agricultura do Paraná (Faep). O objetivo do encontro é reunir propostas para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2012/13, que deve ser divulgado nos próximos meses. […]

A dificuldade de acesso dos produtores ao crédito rural e aos programas públicos voltados à agropecuária pautam hoje uma reunião entre representantes do setor na sede da Federação da Agricultura do Paraná (Faep). O objetivo do encontro é reunir propostas para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2012/13, que deve ser divulgado nos próximos meses. As sugestões e cobranças serão encaminhadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abas­tecimento (Mapa) em março.

Para a Faep, o maior entrave do PAP não é mais a limitação orçamentária, mas sim a burocracia exigida dos interessados em contratar financiamentos. A entidade avalia que os critérios de acesso aos subsídios precisam ser revisados e os programas de incentivo ao setor, aperfeiçoados. Nesta temporada, pode inclusive sobrar recursos, apesar de o setor estar se tornando cada vez mais dependende de financiamentos privados.

Entre os participantes da reunião de hoje estão representantes da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e de instituições financeiras como o Banco do Brasil – maior financiador da safra do país – e o Sicredi.

Fonte: Gazeta do Povo – 23/02/2012

imprensa@faep.com.br