Sistema FAEP/SENAR-PR

Agrinho completa 19 anos promovendo a educação no campo

Foram mais de 6 mil trabalhos inscritos e 307 premiações

Mais de 1.200 pessoas, entre alunos, professores e autoridades e lideranças de todas as regiões do Paraná estiveram em Curitiba nesta segunda-feira (10) para participar da premiação da 19ª edição do Programa Agrinho, a maior iniciativa na área de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Com o tema: “As coisas que ligam o campo à cidade e nosso papel para melhorar o mundo”, o Agrinho recebeu neste ano mais de 6 mil trabalhos, nas categorias Desenho, Redação, Experiência Pedagógica, Município Agrinho e Escola Agrinho. A primeira etapa da classificação é regional e segunda etapa estadual para escolas públicas. As escolas particulares disputam apenas a etapa estadual. Os alunos concorrem com desenhos e redações, conforme a idade, e recebem tablets e computadores como prêmios. Os docentes concorrem com as experiências pedagógicas e os primeiros cinco colocados levam para casa um carro zero quilômetro.

A cerimônia de premiação estadual reuniu diversas autoridades de todo Paraná, entre prefeitos, secretários estaduais e municipais, deputados estaduais, federais, representantes de autarquias, empresas públicas, presidentes de sindicatos rurais, representantes da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Sebrae, Federarção das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná (Fetranspar), além da diretoria da FAEP.

O evento também foi prestigiado pelo governador em exercício, deputado Valdir Rossoni e pela vice-governadora eleita, Cida Borguetti.

Na opinião do presidente da Faep, Ágide Meneguette, o Agrinho ajuda a formar uma nova geração de pessoas, mais críticas e conscientes da importância do seu papel. “Esta é a ação do SENAR Paraná que mais me toca, porque envolve crianças e jovens e que trabalha no sentido de formar homens e mulheres naus conscientes e mais produtivos no futuro”, afirma. “Poderia dizer que esse programa é o meu xodó”, completa.

Também presente no evento, Jorge Samek , diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, uma das entidades parceiras do Agrinho, destacou a importância do programa, em especial dos professores que são os verdadeiros agentes desta transformação e que, segundo ele “promovem uma revolução, onde é possível conciliar o desenvolvimento e geração de renda com o respeito ao meio ambiente”.

A revolução na agricultura através da educação também esteve presente na fala do governador em exercício, deputado Valdir Rossoni. Segundo ele, o programa Agrinho está promovendo “uma verdadeira revolução na agricultura”. “A juventude de hoje está tendo um importante apoio da FAEP e dos parceiros e o Agrinho está semeando exemplos em todo país”, disse.

Clique e veja os premiados do Programa Agrinho 2014

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio