Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 18/11/2011 - 12h00
Postado em Notícias

18/11/2011 12h00 - Postado em Notícias

Agricultura é chave para enfrentar falta de água e energia, diz FAO

Em comunicado divulgado na quinta-feira (17/11), na Alemanha, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) destacou que a agricultura é a chave para enfrentar as necessidades futuras de água e energia. Mas, segundo a organização, é preciso planejamento integral e maior atenção aos pequenos produtores. Para Alexander Müller, diretor-geral adjunto […]

Em comunicado divulgado na quinta-feira (17/11), na Alemanha, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) destacou que a agricultura é a chave para enfrentar as necessidades futuras de água e energia. Mas, segundo a organização, é preciso planejamento integral e maior atenção aos pequenos produtores.

Para Alexander Müller, diretor-geral adjunto da FAO para Recursos Naturais, a agricultura "pode e deve se transformar na coluna vertebral da economia verde do amanhã". O executivo ressaltou ainda que "os desafios de segurança alimentar, o desenvolvimento econômico e a segurança energética no atual contexto de desenvolvimento demográfico requer atenção renovada ao agronegócio".

A FAO calcula que para alimentar a população mundial, que irá alcançar 9 bilhões de pessoas em 2050, a produção mundial deve aumentar em 70%. A demanda global de energia vai aumentar 36% até 2035 e a concorrência pela água entre a agricultura, as cidades e a indústria vai se intensificar.

"Chegou a hora de parar de tratar os alimentos, a água e a energia como questões separadas e enfrentar o desafio de equilibrar de forma inteligente as necessidades destes três setores, aproveitando as sinergias e buscando oportunidades para reduzir o uso da água, ao invés de competir por ela", explicou Müller.

Fonte: Globo Rural

imprensa@faep.com.br
Agência de Internet PontoCom