Sistema FAEP/SENAR-PR

Agricultura divulga leilões para escoamento de trigo do Paraná

Mapa tem R$150 milhões no orçamento para apoio ao trigo

Atendendo demandas da FAEP, Ocepar e SEAB/PR, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, está realizando no próximo dia 9 de novembro (quarta-feira) os primeiros leilões para escoamento de trigo do Paraná. As operações pretendem garantir o preço mínimo pago ao produtor do grão. Duas operações de PEP e uma de Pepro serão realizadas para apoiar o produtor. Nesse primeiro leilão está previsto apoio para 180 mil toneladas do Paraná e mais 120 mil toneladas para RS e SC. O Estado do Paraná foi dividido em duas regiões para facilitar o acesso dos produtores aos leilões e o escoamento da produção.

O governo já divulgou também o cronograma de leilões com as nove rodadas de leilões para escoamento de trigo. As datas previstas serão:

– 2011: em 09 e 23 de novembro, 07 e 21 de dezembro;
– 2012, em 04 e 18 de janeiro e 01, 05 e 29 de fevereiro.

O primeiro leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), que segue aviso 460,  vai disponibilizar 35 mil toneladas(t) de trigo em grãos provenientes dos três estados da região Sul (20 mil do Paraná). O participante deverá, obrigatoriamente, comprovar a venda do produto para uma indústria moageira sediada na Unidade da Federação de plantio do trigo ou a venda e o escoamento do grão para qualquer consumidor final sediado fora da Unidade da Federação de plantio.

O leilão de Prêmio para Escoamento (PEP), detalhado no aviso  461 vai comercializar 165 mil t do grão. A maior parte foi plantada no estado do Paraná (100 mil t) e o restante é proveniente do Rio Grande do Sul (50 mil t) e de Santa Catarina (15 mil t).  Os participantes poderão ser indústrias moageiras de trigo e comerciantes de cereais, sediados ou não na Unidade da Federação de plantio. O participante deve comprovar a venda do trigo em grãos para qualquer consumidor final sediado fora da Unidade da Federação de plantio.

O terceiro leilão, que segue aviso 462,  será de PEP para escoamento de 100 mil t do grão (60 mil toneladas do Paraná). Poderão participar do leilão as indústrias moageiras de trigo ou comerciantes de cereais. O escoamento dos grãos poderá ser para qualquer localidade, exceto para os estados que compõem as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Saiba Mais

Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) – O governo concede uma subvenção econômica (prêmio) ao produtor e/ou sua cooperativa que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o valor de referência estipulado pelo governo federal e o valor do prêmio arrematado em leilão.

Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) – O governo concede um valor à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e o transporta para região com necessidade de abastecimento.

Com informações do MAPA e DTE/FAEP

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio