Sistema FAEP/SENAR-PR

Agrária promove Dia de Campo de Verão 2016

O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, apresenta também os últimos resultados da campanha “Plante seu futuro”

A partir desta quarta-feira, 24, a Cooperativa Agrária receberá cooperados, produtores de Guarapuava e região, estudantes e profissionais do agronegócio para o Dia de Campo de Verão 2016. Entre as principais atrações estão as sete estações da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), com a “estreia” das discussões sobre hortaliças, três palestrantes convidados de renome e a presença de 36 expositores.

O evento, que é aberto ao público, tem início previsto para as 8h nos campos da FAPA, e contará com a presença do secretário do Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara. Na ocasião, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) apresentará também os últimos resultados da campanha “Plante seu futuro”.

Na sequência, a partir das 9h10, iniciam-se as palestras simultâneas das estações da FAPA, nos respectivos estandes. O auditório central será palco de apresentação sobre equinocultura, com a palestrante Karine Pietricoski.

Os cooperados da Agrária, que anualmente prestigiam em grande número o evento, serão recepcionados com café da manhã especial no estande da Cooperativa, a partir das 8h. O local servirá como ponto de encontro e integração dos associados com colaboradores e a diretoria da Agrária.

A primeira palestrante convidada, a pesquisadora Cláudia de Mori, da EMBRAPA Trigo, explorará o tema “Sucessão trigo – soja: aspectos econômicos”.  “A doutora Cláudia falará sobre os estudos que realizou a respeito dos aspectos econômicos da sucessão da cultura de soja pela de trigo, e como essa alternância se comporta em termos de custo-benefício”, explicou o coordenador da FAPA, Leandro Bren. “Ela vai mostrar ao produtor que essa sucessão vale a pena. Com o trigo, em sucessão da cultura da soja, o produtor consegue otimizar seus recursos. Por exemplo, ao longo do ano o produtor tem o benefício do aporte de nutrientes no solo, além de redução do custo de adubação na soja”, acrescentou.

No decorrer de toda a programação, os visitantes poderão conhecer as novidades dos expositores que adquiriram 36 estandes na edição 2016 – um acréscimo de 10% em relação a 2015. O almoço especial com a típica costela de dois fogos será servido a partir das 12h.

A tarde reserva mais dois grandes momentos: a estreia das palestras sobre hortaliças, com estande próprio, juntamente com a segunda rodada de palestras simultâneas, a partir das 14h. Na apresentação do segundo palestrante convidado, o consultor Enio Borges de Paiva, da Safra e Cifras, abordará o tema “Tributação do Empresário Rural”. “É uma palestra muito interessante, na qual ele traz informações, tanto para produtores de grãos quanto para pecuaristas, sobre mecanismos para reduzir a tributação da atividade rural, por meio da organização patrimonial e de uma gestão mais eficiente”, explicou Bren. A palestra de Paiva tem início às 15h, no Auditório Central.

SERVIÇO

DIA DE CAMPO DE VERÃO 2016
Data: 24 e 25 de fevereiro
Local: FAPA – Colônia Vitória, Distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR).
Horário: A partir das 8h
Evento gratuito e aberto ao público

Confira a programação:

QUARTA-FEIRA – DIA 24/02

Manhã    Tarde

8h – ABERTURA
Participação do Secretário do Estado da Agricultura do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara
12h – Almoço

13h30 – Visita aos estandes

8h30 – Apresentação de Resultados: Campanha “Plante o Seu Futuro” – SEAB    14h – Palestras simultâneas nas estações da FAPA / Palestras Hortifruti na estação de HF FAPA
9h10 – Palestras Simultâneas nas estacoes da FAPA / Palestra Equinos no Auditório Central com a palestrante: Karine Adria Pietricoski    15h – Atividade Rural – Tributação ao empresário rural / Sr. Enio Borges de Paiva – Safras & Cifras
10h10 – Visita aos estandes    16h30 – Visita aos estandes
10h30 – Sucessão trigo – soja: Aspectos econômicos.
Dra. Cláudia de Mori – Embrapa Trigo    17h – Palestras simultâneas nas estações da FAPA / Palestras Hortifruti na estação de HF FAPA
11h30 – Visita aos estandes    18h – Encerramento

QUINTA-FEIRA – DIA 25/02

8h30 – Visita aos estandes    13h30 – Visita aos estandes
9h30 – Palestras simultâneas nas estações da FAPA / Palestras Hortifruti na estação de HF FAPA
10h30 – Visita aos estandes    14h30 – Palestras simultâneas nas estações da FAPA / Palestra “Critérios Práticos para manejo da Irrigação em cultivos de Hortaliças” com Sidnei Jadoski
11h – Palestras simultâneas nas estações da FAPA / Palestras Hortifruti na estação de HF FAPA    15h30 – Palestra “Qualidade de Vida”
Dr. Marcos Cabrera
17h – Visita aos estandes
12h – Almoço    18h – Encerramento

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio