Sistema FAEP/SENAR-PR

África do Sul vai começar a importar ovos do Brasil

Brasil já exporta ovos para mais de 50 países, mas o volume ainda é pequeno em relação à produção nacional, conforme o Ministério da Agricultura

A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio recebeu comunicado da África do Sul anunciando que vai comprar ovos in natura e processados do Brasil. Segundo o Ministério da Agricultura, os primeiros embarques podem acontecer em até 19 dias. O Brasil já exporta ovos para mais de 50 países, mas o volume ainda é pequeno em relação à produção nacional.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) o mercado externo não chega a 1% da produção nacional. No ano passado, o Brasil produziu 39,1 bilhões de unidades.

Em nota, o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Luiz Ribeiro e Silva, disse que “a demanda sul-africana pelos ovos e produtos à base de ovos do Brasil é resultado de décadas de pesquisa, investimento e reconhecimento da excelência dos sistemas sanitário e produtivo brasileiro”.

Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, o primeiro fornecedor do produto deverá ser a Netto Alimentos, com demanda inicial de 25 contêineres (30 mil caixas) semanais de ovos in natura. A empresa já fornece o produto para a Arábia Saudita, Emirados Árabes e Guiné Equatorial.

O diretor comercial da empresa, Júlio Cesar Carvalho, diz na nota que “na África do Sul as negociações incluem seis empresas estabelecidas no país, entre elas companhias de matriz europeia”.

Fonte: Revista Globo Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio