Sistema FAEP/SENAR-PR

Abate de aves no Paraná cresce 4% em 2016

Estado foi responsável por aproximadamente 35% das exportações de carne de frango do país

Os avicultores do Paraná abateram 1,75 bilhão de aves em 2016, aumento de 4% em relação ao registrado em 2015 (1,68 bilhão), segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). Dessa produção, 67,5% foram destinados ao consumo interno.

“A grande conquista da avicultura foi exatamente em função desse grande desafio dos insumos e, mesmo com os elevados preços, conseguimos crescer”, destaca o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins.

A região Oeste paranaense contribuiu com 31% dos abates, seguida do Norte Central (21%) e do Sudoeste (20%).

As exportações pelo Estado totalizaram 1,55 milhão de toneladas em 2016, ante 1,48 milhão em 2015, aumento de 4,7%. Com isso, o Paraná foi responsável por aproximadamente 35% das exportações de carne de frango do país. O faturamento dos embarques foi de US$ 2,32 bilhões no ano. Entre os principais destinos do frango paranaense estão Arábia Saudita, com 310 mil toneladas; China (206 mil toneladas); África do Sul (124 mil toneladas); Emirados Árabes (116 mil toneladas) e Japão (101 mil toneladas).

Para 2017, o Sindiavipar projeta um crescimento entre 3% e 6% na produção e exportação de carne de frango no Estado, com a recuperação da economia, aliada à boa expectativa em relação ao plantio de milho, que deve apresentar um incremento na área plantada e na colheita, equilibrando os estoques.

Estadão Conteúdo/DinheiroRural

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio