Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 21/10/2016 - 14h09
Postado em Agrinho, Campanhas, Destaques, Eventos

21/10/2016 14h09 - Postado em Agrinho, Campanhas, Destaques, Eventos

Agrinho reúne protagonistas da educação infantil no Paraná

Cerca de 1,5 mil professores e alunos estarão reunidos, nesta segunda-feira (24), no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para conhecer os vencedores do Concurso Agrinho 2016

Mais que uma simples premiação, a festa de encerramento do Programa Agrinho é o palco para o encontro de boa parte dos protagonistas da educação infantil, ensino fundamental e educação especial das redes pública e privada do Paraná. Cerca de 1,5 mil professores e alunos estarão reunidos, nesta segunda-feira (24), no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para conhecer os vencedores do Concurso Agrinho 2016.

Nesta edição, o tema do concurso foi “Estreitar as relações entre campo e a cidade”. A partir da temática, aproximadamente um milhão de estudantes e 80 mil professores espalhados por 330 municípios paranaenses desenvolveram mais de 6,5 mil trabalhos, entre redações, desenhos e experiências pedagógicas. Mais que isso, o material didático do Agrinho utilizado em salas de aula permitiu que docentes e alunos realizassem discussões e a reflexões sobre temas transversais como saúde, cidadania e meio ambiente, muitas vezes envolvendo a comunidade local.

“O  grande objetivo do Programa Agrinho é ajudar a escola a formar um cidadão consciente para que nosso país encontre no futuro o seu caminho de desenvolvimento e felicidade”, diz Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Durante o evento, os 279 vencedores das diversas categorias serão revelados. Nas etapas regionais (rede pública de ensino), estudantes e professores receberão tablets como prêmios. Na etapa estadual (redes pública e particular), os alunos receberão notebooks, enquanto que os docentes serão premiados com cinco carros zero quilômetro.

 Festa

Neste ano em que o Agrinho completa 21 anos, o Sistema FAEP / SENAR elaborou diversas atrações de forma a tornar a cerimônia mais interativa e lúdica. A intenção é promover uma experiência inesquecível para as centenas de crianças e jovens que vêm de todas as regiões do Estado.

No caminho até o local da festa, em Pinhais, os 44 ônibus vindos das regiões do Paraná, quatro de cada uma das 11 regionais do SENAR-PR, e os carros individuais encontrarão vitrines vivas, onde a conexão entre o campo e a cidade ganha vida. De um lado será mostrado o processo que leva uma muda de árvore a se transformar em madeira para construir uma pista de skate (com um skatista fazendo manobras), e do outro lado, o trajeto que a cana-de-açúcar percorre até se transformar no etanol que abastece os carros da cidade.

No Expotrade Pinhais, foi montado o “Agrinho digital”, uma tela de LED onde será exibido o personagem Agrinho em 3D, que irá interagir em tempo real com o público, fazendo perguntas, recebendo informações sobre o evento ou mesmo conversando com o personagem do programa. Além disso, atores fantasiados com exemplares da nossa fauna (lobo guará e gralha azul) estarão circulando pelo evento interagindo com o público. Nas mesas haverá displays no formato de uma mão contendo dedoches (fantoches para usar nos dedos) com diversos representantes das etnias que formam o Paraná (poloneses, japoneses, alemães, entre outras).

Os participantes da festa ainda assistirão ao show com os três finalistas paranaenses do programa The Voice Kids, os jovens Wagner Barreto, de Matinhos, Pérola, de Apucarana, e Rafa Gomes, de Curitiba. O trio irá cantar músicas em conjunto e também solos, com um repertório que vai de Tião Carreiro a Taylor Swift.

 As crianças premiadas receberão – além de laptop ou computador – uma mochila com um livro ilustrado com as lendas de diversos municípios do Paraná. As empresas parceiras receberão um troféu com um quadro original da artista plástica paranaense Paula Schmidlin, onde estão retratadas diversas regiões do Estado, com seus pontos de referência e sua vocação produtiva.

Parcerias

O programa Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Trata-se de uma iniciativa reconhecida internacionalmente por diversos especialistas em educação, cujo sucesso levou-a a ser replicada em diversos Estados brasileiros.

O êxito do programa também é resultado das parcerias com as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, além do Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Estado do Paraná, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho – 9ª região, Instituto Ambiental do Paraná, Receita Federal, Banco do Brasil, Itaipu Binacional e Dow AgroSciences.

Agrinho em números

1,5 pessoas no dia da festa.

44 ônibus de todas as regiões do Estado.

6,5 mil trabalhos inscritos em 2016, entre redações, desenhos e experiências pedagógicas.

1 milhão de estudantes e 80 mil professores envolvidos ao longo do ano.

– Escolas de 330 municípios paranaenses utilizaram o material didático.

279 premiados na edição 2016.

1995, ano de criação do personagem Agrinho.

 

Título da Postagem: Agrinho reúne protagonistas da educação infantil no Paraná

imprensa@faep.com.br
Agência de Internet PontoCom